Pular para o conteúdo principal

Currículos

Currículo Proerd para a Educação Infantil

Destinado a crianças na faixa etária de 5 a 9 anos de idade (Pré-escola e 1º ao 4º anos iniciais do Ensino Fundamental), com foco na realização de atividades lúdicas para desenvolvimento das primeiras noções de cidadania, segurança pessoal e de práticas saudáveis.

Currículo Proerd para o 5º Ano do Ensino Fundamental


O novo currículo Proerd para crianças do Ensino Fundamental foi elaborado por profissionais do D.A.R.E. America e pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia.
O currículo é fundamentado na teoria de aprendizagem "sócio-emocional", na qual identifica as habilidades fundamentais e o processo de desenvolvimento necessário para um crescimento saudável da criança. As habilidades incluem:
  • autocuidado e autocontrole;
  • tomada de decisão responsável;
  • compreensão dos outros;
  • habilidades de comunicação e relacionamento;
  • lidar com responsabilidades e desafios.

As 10 lições seguirão a metodologia intitulada Caindo na REAL e são estruturadas progressivamente, com suporte de slides e vídeos, iniciando por noções básicas de responsabilidade e tomada de decisão. A partir daí, as habilidades serão construídas individualmente e permitirão aos alunos desenvolverem suas próprias respostas às situações da vida real. Os títulos das lições são:
  • Lição 1 - Introdução ao Caindo na REAL do Proerd;
  • Lição 2 - Informações sobre drogas para a tomada de decisão responsável;
  • Lição 3 - Riscos e consequências;
  • Lição 4 - Pressão dos colegas;
  • Lição 5 - Lidando com situações de tensão;
  • Lição 6 - Fundamentos da comunicação;
  • Lição 7 - Comunicação e escutas não verbais;
  • Lição 8 - Bullying;
  • Lição 9 - Ajudando aos outros;
  • Lição 10 - Obtendo a ajuda dos outros e revisão.  

O novo currículo Proerd para crianças do Ensino Fundamental mantém muitos pontos fortes da versão anterior do Programa. Os melhoramentos foram feitos para torná-lo ainda mais efetivo no encorajamento dos estudantes para a condução de suas vidas, de forma segura, responsável e livre de drogas.

Currículo Proerd para o 7º Ano do Ensino Fundamental


Destinado a adolescentes na faixa etária de 12 anos de idade, que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental, com ênfase na participação ativa dos alunos em debates sobre situações de pressão e risco para definir estratégias que os permitam evitar e afastar-se dessas situações danosas. Currículo aplicado com um mínimo de 10 (dez) encontros (um a cada semana).






Currículo Proerd para Pais e Responsáveis legais

Destinado a pais/responsáveis com um mínimo de 05 (cinco) encontros de duas horas para compartilhamento de informações e desenvolvimento de habilidades que os habilitam a ajudar crianças e adolescentes a fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas.

Postagens mais visitadas deste blog

AVISO AOS INSTRUTORES - ATUALIZAÇÃO DO 5º ANO E EDUCAÇÃO INFANTIL

PREZADOS INSTRUTORES que irão participar da ATUALIZAÇÃO DO 5º ANO E EDUCAÇÃO INFANTIL - no Seminário Nacional e Aniversário dos 15 anos do Proerd PE! Todos deverão levar IMPRESSOS os formulários de Definir e Processar que foram preenchidos pelos senhores (os mesmos que foram enviados ao e-mail proerdpe15@gmail.com), caso contrário não poderão participar da atualização.

FORMATURA PROERD 2021

 Seguindo as diretrizes da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária GPAC/SDS, e da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos DASDH, bem como a Coordenação Estadual do Proerd, o NUPREV Capital, Núcleo de Prevenção Social à Violência, através do seu coordenador Sargento Márcio Fernando, instrutor e mentor do Proerd, realizou na escola Academia Educação  a culminância do curso caindo na real do Programa Educacional de Resistencia as drogas e Violência - Proerd 2021 para  cerca de 100 alunos do 5º ano  o evento de formatura que aconteceu no dia 03 de dezembro de 2021 as 09:00hs no auditório da Escola Municipal Professora Valdeci Damásio no bairro de Caetés em Abreu e Lima. A solenidade de formatura  foi  uma parceria do Governo do Estado de Pernambuco e da Escola Academia Educação o evento teve a presença do Coordenador Executivo do Proerd Major Eduardo Scanoni, da Coordenadora pedagógica do Proerd Sargento Miramelis Sabino, da Gestora da Escola Fernanda Rúbia além da prese