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Daryl F. Gates, idealizador do programa D.A.R.E./Proerd. |

Durante a primeira década de sua história, os currículos educacionais do D.A.R.E. foram atacados por pesquisadores e cientistas que questionavam sua efetividade, até que mudanças significativas resultaram nos currículos atuais, fundamentados em evidência científica e com sua eficácia comprovada por renomados pesquisadores.

Após o sucesso do Proerd naquele Estado, o programa foi implantado também em São Paulo e, gradativamente, expandiu-se para as demais regiões do país, sendo hoje adotado por todas as polícias militares do Brasil. Diante da situação epidêmica de drogas que se apresentava no país, em meados de 2001 o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) institucionalizou o Proerd como seu projeto de prevenção primária ao uso e abuso de drogas no Brasil, em consonância com as deliberações constantes na Carta de Fortaleza.[1]


O Proerd é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças e adolescentes na faixa etária a partir da educação infantil, 5º e 7º anos do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dez semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd. Nesse material (cartilha) o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável. A atuação dos policiais instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial na comunidade, dentro do modelo de gestão integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana. Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas outras mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.
As escolas, ONGs e outros órgãos interessados na aplicação do curso entrem em contato através da ferramenta "Contato".