quinta-feira, 9 de junho de 2016

Proerd realiza grande formatura em Petrolina

      O Proerd, juntamente com o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, em parceria com a empresa Monsanto e a Prefeitura Municipal de Petrolina, realizaram na última sexta-feira (3) a Solenidade de formatura das primeiras turmas de 2016, no centro de Petrolina. Mais de quatro mil crianças e adolescentes de 20 escolas da rede pública receberam o certificado de conclusão do curso promovido pela Coordenação Executiva Regional do Proerd Sertão II.
 Alunos do 4º, 5º e 6º anos foram formados pelos instrutores Sd Alex Oliveira, Adriano Santos, Sheila Carvalho e Jilvany, orientados pelo Sgt PM Severino, além dos soldados José Torres, Poliana Macedo, Juçara e Thaisley, orientados pelo Cb PM Paulo Rocha – Coordenador Executivo Regional do Proerd Sertão II.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a escola, que aproxima os professores, estudantes e a família, todos unidos com o intuito de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas, bem como orientar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária.



A filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado no trabalho de prevenção às drogas em escolas, através do desenvolvimento de habilidades na criança e no adolescente que os possibilitem de obter pensamentos críticos do certo e do errado, para que saibam dizer NÃO quando confrontados com o ilícito. Trata-se de uma espécie de “vacina” no comportamento do aluno, abordando modelos de educação afetiva e o estilo de vida saudável, criando, assim, condições para que os jovens aprendam a lidar com sua ansiedade, elevando sua autoestima e ainda solidificando noções de cidadania e convivência harmoniosa.

Estiveram presentes na Solenidade o Ten Cel Ricardo Peres, Comandante do 5º BPM, o Dr. João Evangelista – Diretor da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC/SDS, representando o Secretário de Defesa Social, o Sr. José Alejandro – Gerente da Empresa Monsanto, a Sra. Gilmara Lacerda – Secretária de Educação de Petrolina, os Deputados Estaduais Miguel Coelho e Odaci Amorim, além do Vereador Osório Siqueira - Presidente da Câmara de Vereadores, o Ten Cícero Carvalho, representando a Coordenação do Proerd, o Sr Joaquim de Castro – Presidente do Sindlojas, dentre outras autoridades.



      No evento houve a apresentação cultural dos Proerdianos do Colégio Dom Bosco, que abrilhantaram a formatura. Os alunos surdos da Escola Municipal Eliete Araújo, juntamente com os intérpretes, gesticularam a música do Proerd em Libras. Houve também premiações de melhor redação, tendo como vencedores a aluna Brenda da Conceição, da Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, a aluna Ingrid Figueiredo, da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos e o aluno Rai Libório, da Escola Estadual Professora Wilma Wzely Cunha Coelho Amorim.
Para Diego Almeida, especialista em Segurança da Empresa Monsanto, a iniciativa representa o comprometimento da Companhia com a comunidade em que atua. “Para nós, contribuir para conscientizar crianças e adolescente de seus direitos, bem como a sociedade de seus deveres na proteção dos jovens, reforça nosso compromisso com a cidade”, comenta.
Em Pernambuco, o Proerd já bateu todos os recordes de atendimento preventivo dos anos anteriores, como também já abarcou todos os municípios do
Estado. Em Petrolina, o programa pretende atingir neste semestre 7.000 alunos. 




  As Escolas Públicas agraciadas com este curso do Proerd em Petrolina foram:
1.    Júlia Elisa – Bairro Alto do Cocar
2.    Eliete Araújo – Bairro Centro (Parque Municipal)
3.    Nossa Senhora Rainha dos Anjos – Bairro Cohab Massangano
4.    Jacob Ferreira – Bairro Cosme e Damião
5.    Santa Terezinha – Bairro Dom Avelar
6.    Nicolau Boscardin – Bairro Idalino Bezerra
7.    Odete Sampaio – Bairro Jardim São Paulo
8.    21 de Setembro – Bairro José e Maria
9.    Professor Walter Gil – Bairro Mandacaru
10.  Neli Maria Santana – Bairro PSNC NM3
11.  Manoel Alves – Bairro PSNC NM4
12.  Osório Leônidas de Siqueira – Bairro PSNC NM5
13.  Luiz Rodrigues de Araújo – Bairro Santa Luzia
14.  Gov. Eduardo Campos – Bairro São Gonçalo
15.  Paulo Freire – Bairro São Gonçalo
16.  Laurita Coelho Leda Ferreira – Bairro Vila Marcela
17.  Zélia Mathias – Bairro Jardim Amazonas
18.  Joaquim Francisco da Costa – Bairro Zona Rural Ponta da Serra
19.  Nossa Senhora Aparecida – Bairro PSNC NM4
20.  Professora Wilma Wzely Cunha Coelho Amorim – Bairro PSNC NM5



















15 de outubro - Dia do Professor

O PROERD PERNAMBUCO PARABENIZA OS PROFESSORES E INSTRUTORES PROERD.