
O espírito festivo tomou conta da cerimônia do início ao fim. Abrindo o evento, um grupo indígena apresentou a dança do Toré, ritual tradicional usado em abertura de eventos festivos para atrair energias positivas. Depois foi a vez dos estudantes Iakaroam Elian Gomes Silva, do 5º ano, Ywahane Santos de Lima, do 6º, e Luana Cordeiro de Albuquerque, do 7º, receberam, cada, uma bicicleta e uma medalha como prêmio pela redação destaque do curso. Em seguida, os 12 professores colaboradores do Programa na Escola foram homenageados pelo cabo Zacarias.


Para a coordenadora geral de educação escolar indígena Fulni-ô, Maristela de Albuquerque Santos, a aprendizagem dos alunos no curso se estenderá para toda a comunidade. “Esse Programa foi um presente para a nossa comunidade. Eu digo comunidade porque a escola está dentro da comunidade e vice-versa. Tudo que ocorre na comunidade reflete dentro da escola e o que acontece na escola reflete na comunidade.” A coordenadora agradeceu ainda o apoio da Secretaria de Educação e do prefeito Luiz Aroldo, importantes para o desenvolvimento das atividades do PROERD na Escola. “Nunca tivemos a prefeitura mais próxima a nós do que agora”. A Secretária de Educação, Minervina dos Santos (Nevinha), comentou sobre a parceria do município, por meio da Secretaria de Educação, com o PROERD. “Essa parceria é muito importante porque a Polícia Militar tem toda uma programação e dinâmica de combater às drogas, e a proposta desse projeto é muito interessante.”
Ao longo de quase dois meses de curso, o PROERD formou 833 alunos na Marechal Rondon, sendo 428 na primeira fase do Programa, voltada à educação infantil, e 405 na segunda fase, com 200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aconteceu por meio de palestras, e os 205 do ensino fundamental. O PROERD já passou por três municípios em Águas Belas, sendo dois na zona rural e uma na urbana, além da escola na aldeia. As escolas foram a José Bezerra de Albuquerque Sobrinho, no povoado Campo Grande, Manoel Francisco dos Santos, em Curral Novo, e a Elisa Cabral de Brito e Silva, da Lagoa do Barro. De acordo com a secretária de Educação, Nevinha, a parceria vai continuar e, em breve, será anunciado o nome da escola que irá receber o PROERD.
Participaram do evento o vice-prefeito, Maurício de Josué – representando o prefeito Luiz Aroldo –, os secretários de Assistência Social, Junior Moto Peças, o de Assuntos Institucionais, Alan Roberto (Buda), além da secretária de Educação, Nevinha, que esteve acompanhada pela gestora da Gerência Regional da Educação do Agreste Meridional (GRE), Adelma Elias da Silva. O cacique da aldeia Fulni-ô, Cícero de Brito, o pajé, Gildiere Ribeiro Pereira, o representante da Funai, Manoel Ribeiro, e integrantes da Polícia Militar, entre eles o major Rodolfo, que representou o 9º BPM, também estiveram presentes.







