Dia 29 de agosto é o Dia Estadual do Proerd, como instituiu a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da lei nº 13.760, de 30 de abril de 2009. O Programa Educacional de Resistência às Drogas em 2025 está completando 25 anos em que ensina e ajuda adolescentes e jovens a se manterem longe das drogas. Neste período, quase um milhão de estudantes foram impactados em todo o Estado.
Ao fazer parte do calendário de datas comemorativas do Estado, o programa tem reconhecida a sua importância. O trabalho é desenvolvido pela Polícia Militar, sob as coordenações da Gerência de Prevenção e Articulação e Integração Comunitária – GPAC da Secretaria de Defesa Social e da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos - DASDH Policia Militar de Pernambuco. O objetivo é atender a juventude pernambucana, aproximando à Polícia da comunidade, da escola e das famílias.
As aulas do Proerd são ministradas por Policiais Militares devidamente capacitados com a temática de resistência às drogas, para o acolhimento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Eles são os Instrutores Proerd, que se aproximam dos estudantes visando não somente afastá-los de situações de violência, mas também de ajudá-los com a auto-estima e confiança que os mantém longe das drogas.
Em Pernambuco, o Proerd já alcançou estudantes de todos os municípios do Estado, chegando inclusive ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Considerado o melhor e maior Programa de prevenção às drogas do mundo, o Proerd foi incorporado como carro chefe dos programas preventivos sobre o uso abusivo de drogas da SDS e PMPE, com parcerias firmadas com outras secretarias estaduais e municipais.
Comentários