Pular para o conteúdo principal

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de mortes do mundo. Recentemente o Médico e Sanitarista, Dr. Dráuzio Varela, apresentou durante o programa da Rede Globo, Fantástico, uma série de reportagens informando os riscos do cigarro para na saúde das pessoas. Na reportagem, ele lançou uma campanha que desafiava o telespectador a parar de fumar. A iniciativa não é sem razão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é  considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. O cigarro é um mal que mata cerca de 200 mil brasileiros por ano, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No Brasil, a cada dois minutos e meio uma pessoa morre por causa do tabagismo. A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que e constituem duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, entre outros. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Todas essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos no nosso corpo.Veja as principais substâncias cancerígenas:

Nicotina – é a substância causadora do vício
Benzopireno – substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas – Polônio 210 e carbono 14
Agrotóxicos – DDT
Solvente – Benzeno 
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago. 
Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc.

Doenças causadas pelo uso de derivados de tabaco

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente, as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, infarto, angina e o derrame. Ele é o responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga, além de causar doenças respiratórias como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual. Fumar durante a gravidez nem pensar, fumar durante a gravidez traz sérios riscos para a gestante, como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil. Estes riscos se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno.Estes riscos são:

· Abortos espontâneos;
· Nascimentos prematuros;
· Bebês de baixo peso;
· Mortes fetais e de recém-nascidos;
· Gravidez tubária;
· Deslocamento prematuro da placenta;
· Placenta prévia e
· Episódios de sangramento.

Fumante passivo

É o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Poluição Tabagística Ambiental (PTA) é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior responsável pela poluição nestes ambientes. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. Os nãos fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma frequência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo consequências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções no ouvido. Os fumantes não acreditam que são:

· Nove mortes por hora
· 80 mil por ano
· 90% dos casos de câncer de pulmão
· 80% dos enfisemas pulmonares
· 25% dos infartos de miocárdio 
· 40% dos derrames cerebrais
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas
· Quatro milhões morrem por ano.
· A fumaça quente irrita e agride a mucosa da laringe. Provoca tosse crônica (que dura mais que três semanas) e pigarro.

Fonte: Maurício Barbosa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formatura do PROERD em Terra Nova - PE

   Na tarde do dia 30/06, sexta feira, seguindo as diretrizes da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária - GPAC/SDS, a equipe do NUPREV Sertão e a Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos/ DASDH da Polícia Militar de Pernambuco realizou a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD na Quadra Municipal Poliesportiva Prof. Mariano Freire de Carvalho, localizada no bairro Centro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Terra Nova.   Os beneficiados com o programa foram os alunos das turmas dos 6° e 7° Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira Cabral, sendo um total de 209 estudantes, tendo como Instrutores PROERD Sargentos PM's Espedito, Carvalho e Auricelia.   Durante o evento, houve o cântico do Hino Nacional Brasileiro,  Apresentação Cultural da Banda Filarmônica Moacir Callou e Paródia realizada pelo Prof. Gleigivan (Edinho), condução do Juramento, momento em que os alunos, perante seus pais

Aula Inaugural do Programa Educacional de Resistência às drogas no município de São João.

 Neste dia 27/03, Segunda Feira, seguindo a diretrizes da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária GPAC/SDS, foi realizado no município de São João a aula Inaugural do Programa Educacional de Resistência às drogas PROERD. Na ocasião o Prefeito do município Sr. Wilson Lima falou da importância do PROERD no município, a fim de previnir a juventude das drogas e da violência.  Mais de 1400  alunos da rede municipal de ensino serão assistidos pelo Curso ministrado pelos Sargentos PM: Márcio, Edilson Souza, Zacarias e Novis. O programa se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso abusivo das diversas drogas existente em nosso meio, despertando a juventude a consciência para essa problemática e a questão da violência que tem destruído o sonho de muitos jovens. O PROERD consiste em ensinar os jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, onde eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vid

Formatura Proerd em Paulista

     No dia 13 de dezembro foi realizado uma linda cerimônia de formatura dos alunos do 1ª, 2ª, 4ª e 5ª anos da Escola Municipal Cecilia Meireles, com direito a lindas homenagens, leitura de redação, entrega de certificado, música, brindas e uma belíssima apresentação cultural por parte dos alunos do 1ª ano, onde contamos também com a presença dos pais. Estiveram presenças à solenidade o Maj PM Scanoni - representando a Coordenação Executiva do Proerd, o Sgt PM Márcio, da Coordenação Pedagógica do Proerd (Mestre de cerimônias), as professoras Tânia Correia - Coord. de Gestão Escolar, Joelma Domingos - gestora e Rosicleide Cabral - vice gestora.       O programa consiste em 10 lições, com aulas uma vez por semana, aplicadas ao longo do semestre letivo por um policial militar instrutor do Proerd. O curso oferece uma variedade de atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos alunos e, sobretudo, exploram suas potencialidades. As aulas sã