Pular para o conteúdo principal

Dia Estadual do Proerd - 29 de agosto

 Neste 29 de agosto é comemorado o Dia Estadual do programa. Sua atuação na prevenção ao uso de drogas já beneficiou quase 750 mil crianças e adolescentes



O Programa Educacional de Resistência às Drogas está completando 20 anos em que ensina e ajuda adolescentes e jovens a se manterem longe das drogas. Neste período, são 748.352 estudantes impactado de todo o Estado. A comemoração é dupla neste sábado, porque o Dia 29 de agosto é o Dia Estadual do Proerd, como instituiu a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da lei nº 13.760, de 30 de abril de 2009.

Ao fazer parte do calendário de datas comemorativas do Estado, o programa tem reconhecida a sua importância. O trabalho é desenvolvido pela Polícia Militar, sob coordenação da Gerência de Prevenção e Articulação e Integração Comunitária – GPAC da Secretaria de Defesa Social. O objetivo é atender a juventude pernambucana, aproximando inclusive à Polícia da comunidade, da escola e das famílias.

Formatura Proerd em Recife

 Esse ano em especial, devido à pandemia da Covid-19, as atividades do Proerd foram suspensas, mas uma agenda encontra-se elaborada aguardando a retomada das aulas presenciais e aberturas das escolas, onde o curso acontece, integrando PM, comunidade escolar (alunos e professores) e pais e responsáveis.

As aulas do Proerd são ministradas por Policiais Militares devidamente capacitados com a temática de resistência às drogas, para o acolhimento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Eles são os Instrutores Proerd, que se aproximam dos estudantes visando não somente afastá-los de situações de violência, mas também de ajudá-los com a auto-estima e confiança que os mantém longe das drogas. 

Formatura Proerd em Paulista

“No início, tivemos o apoio dos Centros de Formação e Capacitação das Polícias Militares dos Estados de Santa Catarina e São Paulo, no ano 2000, para formar nossos primeiros instrutores. Nos anos seguintes, outros Centros de Formação e Capacitação, como Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também contribuíram para o nosso crescimento. Além dos Centros de Treinamento, as Coordenações do Proerd nos Estados da Paraíba, Bahia, Maranhão, Roraima, Mato Grosso, Goiás e Tocantins também enviaram facilitadores, pedagogos e mentores para atuarem em Pernambuco, contribuindo ainda mais para a boa formação dos nossos policiais militares instrutores”, explica Flávio Queiroz, gerente da GPAC.

Em Pernambuco, o Proerd já alcançou estudantes de todos os municípios do Estado, chegando inclusive a Fernando de Noronha. Considerado o melhor e maior Programa de prevenção às drogas do mundo, o Proerd foi incorporado como carro chefe dos programas preventivos sobre o uso abusivo de drogas da SDS, com parcerias firmadas com outras secretarias estaduais e municipais.

Fonte: Site SDS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revistinha do Proerd Pernambuco

Baixe aqui!  

Formatura Proerd do Projeto Samuel da Assembleia de Deus

Na tarde do dia 14 de novembro de 2019, cerca de 1600 jovens e adultos dos centros de desenvolvimento integral vida PROJETO SAMUEL da igreja Assembleia de Deus vivenciaram na quadra do Sesc Santo Amaro momentos inesquecíveis com a bela solenidade de formatura do Programa Educacional de Residência às Drogas e à Violência - Proerd, foram atendidos os beneficiários dos centros de Santo Amaro, Aguazinha, Mustardinha, Ibura, Ponte Preta, Nova Descoberta, Tabatinga e Pirapama, foram ministradas as lições do proerd para as crianças das séries iniciais, 5 ano e curso de pais , pelos instrutores , Tenente Rosinete, Sub Tenente Mendonça, Cabos Adriana, Ana Claudia e Vanessa e Soldado Eliab os concluintes assumiram o compromisso de permanecer longe das drogas e da violência.  O evento foi conduzido pelo sargento Márcio Fernando no transcorrer da formatura, os formandos demonstraram através das redações expostas, um elevado grau de aprendizagem advindo das atividades ministradas pelo PROERD,