Na noite desta quinta-feira (22), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd – realizou a formatura de 88 alunos do 5º ano da Escola Municipal Jacob Ferreira, localizada no bairro Cosme e Damião, em Petrolina. A policial CB Thaisley foi a responsável por atender todos os alunos do 1º ao 5º ano das séries iniciais da rede municipal, promovendo, com dedicação e sensibilidade, atividades de prevenção às drogas e à violência.
O evento, realizado na quadra da escola, contou com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e teve como mestre de cerimônia o SGT Tadeu e o apoio da SGT Larissa, instrutores do Proerd.
Durante a solenidade, foram entregues certificados e brindes aos formandos pelas seguintes autoridades: o Tenente PM Eugênio Neto, Coordenador de Articulação Social, representando o Comando do 5º BPM; o Senhor Daniel Alencar, Coordenador de Projetos da SEDUCE; o Sargento Rocha, mentor do Proerd, representando a DASDH; e a Senhora Maria Cíntia, gestora da escola.
Compuseram também a mesa de honra: o Tenente Belarmino, representando a Diretoria de Assistência Social (DAS); a Conselheira Tutelar Williana Alves; os senhores José Luiz de Carvalho e Simone dos Santos de Carvalho, representantes dos pais; e as coordenadoras escolares Edna Luciana, Jailma Sá e Fabiana Martins.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a premiação das melhores redações, tendo o aluno Davi Luiz, do 5º ano C, conquistado o primeiro lugar. Após a entrega dos certificados, os formandos realizaram o juramento, liderado pelo aluno Matheus Ferreira de Araújo, do 5º ano A, reforçando o compromisso coletivo de dizer não às drogas e à violência, sob a orientação da instrutora CB PM Thaisley, que após fez uma homenagem às professoras: Eliane (turma A) e Emidiene Passos (turmas B e C), e também, aos Policiais Palestrantes do 5º BPM que auxiliaram a Instrutora durante o curso na escola.
As turmas do 5º ano A, B e C apresentaram duas belíssimas intervenções culturais: a peça teatral "Escolhas para a Vida", encenada pelos alunos das turmas A e B, e o coral "Caminho para o Bem", envolvendo as três turmas. Ambas as apresentações foram organizadas pelas coordenadoras Edna Luciana e Jailma Sá, com apoio das assistentes Mikaele Rodrigues e Mayara.
Todas as autoridades presentes destacaram, de forma unânime, a importância do Proerd, ressaltando sua contribuição para a formação cidadã dos alunos e o fortalecimento da parceria entre escola, família e polícia.
O 5º BPM, por meio do Proerd, reafirma seu compromisso com a segurança preventiva e a formação de valores nas novas gerações. A ação educativa desenvolvida pela Polícia Militar de Pernambuco, em conjunto com a administração municipal, continua sendo um instrumento eficaz na construção de uma sociedade mais consciente, justa e livre das drogas e da violência.
Comentários