Pular para o conteúdo principal

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de mortes do mundo. Recentemente o Médico e Sanitarista, Dr. Dráuzio Varela, apresentou durante o programa da Rede Globo, Fantástico, uma série de reportagens informando os riscos do cigarro para na saúde das pessoas. Na reportagem, ele lançou uma campanha que desafiava o telespectador a parar de fumar. A iniciativa não é sem razão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é  considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. O cigarro é um mal que mata cerca de 200 mil brasileiros por ano, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No Brasil, a cada dois minutos e meio uma pessoa morre por causa do tabagismo. A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que e constituem duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, entre outros. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Todas essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos no nosso corpo.Veja as principais substâncias cancerígenas:

Nicotina – é a substância causadora do vício
Benzopireno – substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas – Polônio 210 e carbono 14
Agrotóxicos – DDT
Solvente – Benzeno 
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago. 
Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc.

Doenças causadas pelo uso de derivados de tabaco

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente, as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, infarto, angina e o derrame. Ele é o responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga, além de causar doenças respiratórias como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual. Fumar durante a gravidez nem pensar, fumar durante a gravidez traz sérios riscos para a gestante, como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil. Estes riscos se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno.Estes riscos são:

· Abortos espontâneos;
· Nascimentos prematuros;
· Bebês de baixo peso;
· Mortes fetais e de recém-nascidos;
· Gravidez tubária;
· Deslocamento prematuro da placenta;
· Placenta prévia e
· Episódios de sangramento.

Fumante passivo

É o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Poluição Tabagística Ambiental (PTA) é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior responsável pela poluição nestes ambientes. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. Os nãos fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma frequência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo consequências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções no ouvido. Os fumantes não acreditam que são:

· Nove mortes por hora
· 80 mil por ano
· 90% dos casos de câncer de pulmão
· 80% dos enfisemas pulmonares
· 25% dos infartos de miocárdio 
· 40% dos derrames cerebrais
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas
· Quatro milhões morrem por ano.
· A fumaça quente irrita e agride a mucosa da laringe. Provoca tosse crônica (que dura mais que três semanas) e pigarro.

Fonte: Maurício Barbosa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formatura Proerd Barreiros PE 2024

 No dia 16 DEZ 2024, às 09h00, a Prefeitura Municipal de BARREIROS através da SEDUC( Secretaria de Educação do Município),  em parceria com Secretaria de Defesa Social, Policial Militar de Pernambuco, Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos e a 10ªCIPM   sediada na cidade de TAMANDARÉ, realizou a formatura dos alunos do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas. O Programa foi ministrado pelos instrutores Sgt PM  ANDREA FÉLIX(10ªCIPM), Sgt PM Carolina(10ªCIPM), Sgt PM Laurinda(10ªCIPM), CB PM  RUSÍVEL (10ªCIPM), Sd Wagner(1° Biesp) e Sd Elizabetty (10ªCIPM). Participaram da  formatura   562  alunos do 5° ano das Escolas Municipais: Luiz Bezerra de Melo,Miguel Mendonça, Joel Carlson, Maria Jose Vicente, Eugênio Severo Lopes, ETI João XXIII, Terezinha de Carvalho,  João Francisco da Silva, Emílio Geraldo Pereira,  Ercília Climaco  e Boa Sorte, que assumiram o compromisso de ficar longe das Drogas e da...

Formatura Proerd Pombos-PE 2024

    No dia 02 de Julho de 2024 mais uma grande solenidade de formatura aconteceu no estado de Pernambuco, desta vez o município contemplado  foi  POMBOS na zona da mata do estado o evento foi realizado com os alunos das Escolas Municipais José Vicente Dias e  Escola Municipal Professora Maria das Dores D’Assunção de Queiroz, na ocasião foram formados em torno de 150 alunos, Durante a cerimônia, os estudantes que mais se destacaram durante as aulas do programa e os que fizeram a melhor redação, receberam homenagens, além de uma lembrança. O intuito do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência Proerd é orientar e prevenir as crianças quanto ao não uso de álcool e drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa. Durante a cerimônia de formatura, que contou com a participação do Sub-Comandante do 21ºBPM Major Jan Costa,  da coordenadora do PROERD do 21ºBPM tenente Daniele e demais instrutores do PROERD do 21º BPM, dos Pro...

Formatura Proerd Vitoria de Santo Antão PE 2024

 Na manhã do dia 06 de dezembro de 2024, na Cidade de Vitória  de Santo Antão,no colégio municipal 3 de agosto ,foi realizada a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência - PROERD, O intuito do programa é orientar e prevenir as crianças quanto ao não uso de álcool e drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa. A formatura foi realizada pela Polícia Militar através da 21º Bpm em parceria com Diretoria de Assistência Social e Direitos Humanos da PMPE - DASDH e a Secretaria de Educação do Município de Vitória de Santo Antão, carro chefe dos programas preventivos sobre o uso abusivo de drogas da SDS abrangendo 21 turmas do ensino infantil e fundamental, totalizando 752 alunos formados. O evento teve início com a composição da mesa de honra com as autoridades presentes entre elas o comandante da 21ª BPM TC Oliveira Costa, o Sub Comandante do 21º BPM Major Muniz, Coordenadora municipal do PROERD 2°Ten Yasmin , Se...