sexta-feira, 16 de março de 2018

Proerd forma estudantes da Rede Municipal em Arcoverde

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 16 de março, a solenidade de formatura de 258 estudantes do Centro de Ensino Integral Ivany Rodrigues Bradley. A ocasião contou com a prefeita de Arcoverde Madalena Britto; a secretária municipal de Educação e Esportes, Patrícia Cursino Padilha; a gestora da instituição municipal, Rejane Rodrigues; os sargentos Cândice e Ednaldo, além de representantes da Secretaria de Defesa Social – SDS e da Diretoria Integrada do Interior – DINTER II. Após a execução do hino nacional, Rejane Rodrigues saudou os formandos e demais presentes, falando um pouco sobre a experiência do curso para a comunidade escolar. “Foram 45 dias de atividades intensas, prazerosas e lúdicas. Todos os nossos estudantes tiveram a oportunidade valiosa de participar em sala de aula de atividades preventivas ao uso das drogas e seus efeitos, que não afetam só o desempenho escolar, mas também, as relações sociais. A vivência destes ensinamentos será um divisor de água na vida dos estudantes”, destacou a gestora do CEI Ivany Rodrigues Bradley.


A solenidade contou posteriormente, com apresentação teatral dos adolescentes atendidos pela Casa das Juventudes de Arcoverde, abordando como tema o uso de drogas. Em seguida, a prefeita Madalena Britto evidenciou os benefícios que a iniciativa tem possibilitado nos últimos anos, nas escolas que constituem a Rede Municipal de Educação em Arcoverde. “A importância que este programa traz para os nossos estudantes é impressionante. A gente só tem uma palavra para dizer aos orientadores e professores, que é: gratidão. Porque está ensinando o bem para estas crianças e adolescentes, levando conhecimento do que é ruim para as suas vidas, consiste em dizer que todos os que estão aqui hoje já tem a consciência de que a droga não leva a nada e o mal que ela promove”, frisou a gestora do município. 

 A ocasião também premiou os estudantes participantes do programa, que venceram concursos de redação e de desenho a mão livre. Ao final, os policiais instrutores do programa fizeram suas considerações, abordando as experiências práticas desenvolvidas com a comunidade escolar e o público presente também contou com uma apresentação de Pastoril, constituído por meninas na faixa etária dos 8 aos 12 anos, do CEI Ivany Rodrigues Bradley. 


  O Proerd consiste em uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education – DARE. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e atualmente atende a todo o país. Como material didático, o programa possui o livro do estudante, o livro dos pais e o manual do instrutor, auxiliando no desenvolvimento das lições práticas do curso. Sendo realizado em uma ação conjunta que envolve a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los no reconhecimento de pressões e influências diárias.

Fonte: http://www.arcoverde.pe.gov.br/

Convites de Formatura